Política

Governador de MS promete zerar filas de cirurgias e exames em 2015

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou, durante entrevista ao Bom Dia MS desta terça-feira (17), que quer zerar as filas de cirurgias e exames em 2015. Isso deve ser feito com a ajuda de uma caravana que realizará procedimentos nos municípios do estado. Atualmente, segundo o tucano, há uma fila de 18 mil procedimentos a serem feitos.

De acordo com o chefe do Executivo sul-mato-grossense, a caravana, que deverá ser realizada com carretas, vai seguir os 11 polos regionais “estruturando o interior, os atendimentos regionalizados”.

A população deve procurar as unidades de saúde do município para se cadastrar. Coxim será a primeira cidade a receber cirurgias de ortopedia e ginecologia no dia 26 de março e, no dia 29 de março, haverá atendimento de oftalmologia.

Mesmo após a caravana, conforme Azambuja, haverá uma estrutura nos polos para impedir o aumento novamente dessas filas.

Em Ponta Porã, que deve receber a segunda caravana, assim como em Coxim, deve ficar uma estrutura dentro do hospital com os profissionais e equipamentos. “Porque, senão, resolve os problemas momentaneamente, mas a fila continua crescendo”, afirmou.

Para zerar essas filas e fazer com que, após a caravana, as filas não voltem a aumentar, o estado, segundo o governador, está comprando equipamentos. Durante a entrevista, o governador também falou sobre a educação no estado.

Reinaldo Azambuja destacou que o governo está conseguindo reduzir despesas. “Isso é importante porque a gente precisa ter o equilíbrio financeiro. Tivemos queda de receita, estamos com baixo crescimento no país e nós precisamos economizar para poder atender às demandas que a população tem. Caravana da saúde, zerar filas, atender às escolas, organizar o estado para o desenvolvimento, isso é importante e precisa ter o equilíbrio financeiro.

Então nós economizamos nos cargos em confiança, que são aqueles de livre nomeação, nós reduzimos contratos de terceirizados, reduzimos o gasto com custeio, estamos organizando uma eficiência maior na administração e na máquina pública para dar conta dessa demanda”, destacou.

Sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel, o governador anunciou que deve encaminhar para a Assembleia Legislativa, em abril, o projeto de lei para reduzir a alíquota. Com relação ao diferencial da tarifa de energia elétrica para o setor produtivo enquanto durar a bandeira tarifária, Azambuja diz que é possível e que até o fim de março terá resposta.

O governador disse que 890 novos policiais militares estarão nas ruas em maio, remanescentes de concursos irão para academia para suprir demanda, 200 viaturas serão recuperadas, armamentos e coletes serão comprados e um concurso público para agentes penitenciários será aberto.

“Tenho que certeza que, com esse novo efetivo que vem em maio, com o chamamento dos remanescentes, com anúncio dos novos concursos, a gente vai estruturando melhor a segurança pública”, declarou.

Sobre a infraestrutura, o tucano destacou que, até metade de 2015, anunciará quais as obras prioritárias e quais as fontes que vão financiar. Manutenção de estradas estaduais e vicinais e pavimentação e implantação de rodovias são prioridades, de acordo com o governador.

Comentários