Política

Isenção da COSIP, saúde e infraestrutura são pautas no discurso do vereador Lindomar na sessão da Câmara de Itaporã

Parlamentar destaca falhas na aplicação da isenção da COSIP, alerta sobre problemas na linha telefônica do hospital e reforça pedidos de infraestrutura ao deputado Zé Teixeira

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Durante a sessão ordinária realizada na noite da última segunda-feira (14), na Câmara Municipal de Itaporã, o vereador Lindomar usou a tribuna para abordar demandas urgentes trazidas pela população, demonstrando preocupação com a efetivação de leis, falhas em serviços essenciais e a necessidade de investimentos em infraestrutura no município.

Um dos pontos destacados por Lindomar foi a dificuldade enfrentada por famílias de pessoas com autismo e fibromialgia incapacitante para garantir o benefício da isenção da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (COSIP), conforme previsto na Lei nº 2807/2024. Segundo relatos recebidos pelo vereador, mesmo com a documentação fornecida pela Prefeitura, a concessionária Energisa segue realizando a cobrança da taxa e não fornece orientações claras para resolução do problema.

" A lei foi aprovada justamente para aliviar o peso sobre essas famílias que já enfrentam tantos desafios. Precisamos garantir que ela seja cumprida na prática", declarou Lindomar.

Lindomar informou que foi enviado oficio a Energisa solicitando informações sobre Medidas Relacionadas à Isenção da COSIP.

Outro tema importante é sobre a inoperância do telefone fixo do hospital municipal. Situação que no momento fomos informados que está resolvida mais que destacamos que qualquer imprevisto e necessária uma solução urgente.

 "Na área da saúde, cada minuto é crucial. Não podemos aceitar que um telefone fora do ar custe vidas. É preciso uma atenção especial a esse tipo de serviço", enfatizou o vereador.

Lindomar também apresentou um balanço das indicações encaminhadas ao deputado estadual Zé Teixeira, que respondeu com encaminhamentos aos órgãos responsáveis. Entre os pedidos atendidos estão:

  • A elaboração de projeto e execução de pavimentação asfáltica na MS-270, do km 10,2 em Itaporã até a região conhecida como Placa do Abadio, na MS-162, distrito de Ithaum, Dourados.
  • Estudos para a instalação de um posto do Corpo de Bombeiros Militar no município.
  • Construção de trevo na MS-157, facilitando o acesso ao Distrito de Santa Terezinha.
  • Providencias e estudos para celebração e convenio, visando à implantação de sinalização viária em todo o Município de Itaporã.
  • União de esforções e gestão conjuntas em providencias e na destinação de recursos, visando à instalação de uma Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar com risco de morte, bem como seus dependentes.
  • Construção de um ramal rodoviário anexo ao Anel Viário de Itaporã, que se estenda da região conhecida como “pé de Galinha” até a rotatória do Anel viário de Dourados, passando pelo distrito de Panambi, e incluindo o acesso ao Município de Douradina.   

Além disso, o vereador protocolou duas novas indicações:

  • aquisição de uma área para criação do novo Distrito Industrial de Itaporã, com o objetivo de fomentar a economia e atrair empresas,
  • Reforma geral do Estádio Municipal “Chavinha”, incluindo a troca do sistema de iluminação do gramado, visando promover mais segurança e conforto para atletas e torcedores.

Ao final de seu discurso, Lindomar reforçou seu compromisso com a população e destacou que continuará acompanhando de perto as demandas e cobrando ações concretas do Executivo e das demais autoridades competentes.

 

Comentários