DOURADOS

Lia Nogueira volta cobrar compromisso de pagamento em dia aos médicos da UPA

A vereadora Lia Nogueira (PR) voltou a cobrar do município a regularização do pagamento dos médicos lotados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Dourados. Contratados por meio da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde) do município, os profissionais relataram à vereadora que estão há dois meses sem receber.

Na UPA atualmente são lotados, em média, 60 profissionais, número menor ao comparado com anos anteriores. Segundo os profissionais, este déficit se deu justamente pelo fato de que muitos médicos, por falta de condições de trabalho e salários em dia, não querem contrato com o município. Lia Nogueira lembrou que no começo deste ano, acionou o Ministério Público solicitando ao órgão que tomasse providências em relação aos constantes atrasos de salários dos médicos da UPA.

Além de recorrer ao Ministério Público, a vereadora também encaminhou ofício à Funsaud e a Prefeitura de Dourados, cobrando solução para este impasse. “É inadmissível que essa situação persista em nossa cidade. Os profissionais, além de estarem sobrecarregados, já que o número de médicos hoje na UPA é insuficiente par atender a grande demanda que existe, não tem ao menos a dignidade de receber os seus pagamentos em dia? O município precisa com urgência resolver de vez esta questão”, afirmou a vereadora.

Lia Nogueira destacou também que a gestão da UPA e do Hospital da Vida, passou recentemente para a secretaria municipal de Saúde, já que a prefeitura decretou intervenção na Funsaud. “Esperamos agora que a situação salarial dos médicos e também o problema da falta destes profissionais na UPA e no Hospital da Vida sejam solucionados em definitivo. Confio na capacidade, sensibilidade e principalmente na postura da secretária Berenice Machado Souza, em resolver estas e outras questões relacionadas à saúde de Dourados”, ressaltou a vereadora.

“Já entramos em contato com a secretária e estamos no aguardo para que ela nos posicione quanto a regularização do pagamento dos salários dos médicos da UPA. Lembrando que os atrasos já somam dois meses”, reforçou Lia Nogueira.

Comentários