Política

Mais de 25 anos de luta: Zé Teixeira reforça pedido de pavimentação da MS-270 entre Itaporã e a Placa do Abadio

Deputado estadual Zé Teixeira cobra desde 1998 a execução da obra que representa um sonho antigo da população e produtores rurais de Itaporã. Trecho é estratégico para o escoamento da produção e desenvolvimento regional.

Foto Divulgação Assessoria Foto Divulgação Assessoria

Uma das reivindicações mais antigas e simbólicas de Itaporã pode, finalmente, sair do papel. A pavimentação asfáltica da rodovia MS-270, no trecho que liga o município à região da Placa do Abadio, continua sendo pauta prioritária do deputado estadual Zé Teixeira, que há mais de 25 anos cobra a realização dessa obra essencial para o desenvolvimento do município e da região sul do estado.

Desde 1998, Zé Teixeira tem encaminhado ofícios, apresentado indicações, acompanhado prefeitos e lideranças locais em audiências e reuniões com diversos secretários estaduais, além de incluir a pavimentação no orçamento por meio de emendas e programas como o MS Forte. A estrada é vital para o transporte de grãos, bovinos, cana-de-açúcar e outras riquezas produzidas na zona rural de Itaporã e Dourados. Além disso, atende famílias que dependem diariamente da via em busca de acesso a escolas, saúde e mercados.

Em levantamento feito pelo Diário Itaporã, constam mais de 20 registros oficiais do gabinete de Zé Teixeira cobrando ações emergenciais, como patrolamento e cascalhamento, além da execução definitiva da obra asfáltica. A primeira indicação formalizada está datada de agosto de 1998. Ao longo dos anos, Zé Teixeira insistiu junto aos sucessivos governos estaduais sobre a importância da pavimentação, não apenas pela melhoria da trafegabilidade, mas pelo impacto direto na economia local e qualidade de vida das comunidades.

No relatório mais recente, encaminhado em março de 2025, o deputado reiterou o pedido de elaboração de projeto e execução da obra desde o km 1.2 em Itaporã até a MS-162, na Placa do Abadio. O documento é assinado em apoio a lideranças locais como o vereador Lindomar de Freitas, e se soma a diversas solicitações já realizadas ao longo de oito legislaturas. Também constam pedidos para substituição das pontes de madeira por pontes de concreto, que frequentemente apresentam riscos aos motoristas.

A imprensa sul-mato-grossense já registrou essa luta em diversas oportunidades. Em 2007, o site Fátima News destacou o pedido feito por Zé Teixeira ao governador para priorizar o asfaltamento da MS-270. Em 2024, o site AgoraMS noticiou novo pedido do deputado, que voltou a cobrar, inclusive, a realização de serviços paliativos diante das más condições da estrada.

“Não é uma luta minha, é uma luta do povo de Itaporã. O que eu fiz, e continuarei fazendo, é ecoar essa voz e batalhar para que o desenvolvimento chegue também pelo asfalto”, declarou o parlamentar em uma das matérias publicadas em seu site oficial, em 2013, reafirmando seu compromisso com o município.

Enquanto a população segue aguardando com esperança o início da obra, o nome de Zé Teixeira permanece diretamente ligado à história dessa estrada. Sua atuação firme, persistente e aliada às necessidades do município consolida sua imagem como o maior defensor da pavimentação da MS-270. Conforme informações repassadas a redação, o projeto executivo da obra, que é essencial para definir o orçamento e os detalhes da execução, será contratado ainda neste ano.

Comentários