cassado na capital

TRE-MS cassa mandato do vereador de Campo Grande Alceu Bueno

CGNews

O vereador Alceu Bueno (PSL) teve o mandato cassado durante a tarde desta terça-feira (10) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). O político foi acusado pela Justiça Eleitoral de compra de votos por meio de distribuição de combustíveis.

O advogado dele, Fábio Leandro, disse ao G1 que vai esperar a decisão ser publicada para recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foram a favor da penalidade o relator do processo, Luiz Cláudio Bonassini, além dos juízes Heraldo Garcia Vitta e Elton Luís Nasser de Mello. O desembargador Josué de Oliveira alegou suspeição e não votou. Apenas o magistrado Nélio Stábile votou contra.

Na leitura de seu relatório, Bonassini opinou pela declaração da nulidade dos votos de Bueno na eleição de 2012 e a recontagem dos votos do pleito em Campo Grande.

A decisão foi tomada diante de recurso protocolado pelo vereador depois que uma sentença em primeira instância, da juíza Elisabeth Rosa Baisch, da 36ª Zona Eleitoral, determinou que ele fosse declarado inelegível por oito anos e pagasse multa de 50 mil Ufir.

Mais um

O parlamentar do PSL é o quarto vereador de Campo Grande cassado pela Justiça Eleitoral nesta semana. Na segunda (9), Paulo Pedra (PDT), Delei Pinheiro (PSD) e Thaís Helena (PT) tiveram os mandatos cassados pelo TRE sob acusação de abuso de poder econômico e compra de voto.

Os vereadores serão oficialmente declarados cassados quando a decisão for publicada em Diário Oficial. Em caso de recurso ao TSE, eles aguardam ao julgamento sem mandato. Só ficam na Câmara Municipal caso consigam efeito suspensivo.

Comentários