RURAL

Soja e melhoria de ambientes restritivos são temas de Dia de Campo

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Os interessados em conhecer sistemas de produção que visam a inserção da soja e melhoria do ambiente de produção de cana-de-açúcar, através da construção do perfil químico e estruturação do solo, que beneficia o cultivo de cana-de-açúcar na região Sul do Mato Grosso do Sul, poderão participar do Dia de Campo, que será realizado nesta quinta-feira, dia 14 de fevereiro.

O evento acontece na fazenda Soebe, em Caarapó, das 8h30 às 12 horas. As coordenadas de localização da fazenda são: 22°41'10"S, 54°32'31"W ou -22.686, -54.542.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados, Cesar José da Silva, explica que a fazenda Soebe, foi arrendada pela Agrícola NovAmérica para o cultivo de cana-de-açúcar. Segundo ele, historicamente a fazenda foi utilizada para a produção pecuária e, atualmente, está sendo convertida para a produção canavieira. 

“Em parceria com a Agrícola NovAmérica, estamos conduzindo uma URT (Unidade de Referência Tecnológica), que integra o projeto Cana MS, liderado pela Embrapa Agropecuária Oeste. E um dos objetivos do projeto é encontrar formas de contribuir com a melhoria dos ambientes de produção de cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul, por meio da avaliação de doses de corretivos e fertilizantes, bem como suas formas de incorporação ao solo, aliado ao manejo adequado do preparo do solo e uso da rotação de culturas com grãos, adubos verdes, entre outros”, explica Cesar.

No evento, será demonstrado um sistema melhorador que tem se mostrado eficiente para uso em solos pobres, arenosos e com baixa fertilidade, nessa região. “Nosso foco consiste em apresentar ao público interessado um sistema de conversão de pasto em canavial, visando a melhoria desse ambiente de produção, como forma de obter maior produtividade da cana-de-açúcar e maior longevidade das soqueiras.

Estaremos demonstrando o potencial de cultivares de soja, formas e doses de inoculação e estratégias de manejo que minimizam os riscos”, acrescentou Cesar.

Confira a programação do evento e faça a sua inscrição pela internet no link https://www.cpao.embrapa.br/eventos/. 

Comentários