Alvo de recomendação do MPE-MS (Ministério Público Estadual) e cobrança da Sociedade de Infectologia de Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Dourados prometeu implantar mais três barreiras sanitárias e melhorar o mapeamento das pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus (Covid-19).
Os anúncios foram feitos na manhã desta segunda-feira (15) pelo advogado Alexandre Mantovani, assessor especial e porta-voz da prefeita Délia Razuk (PTB).
Nesta data, o município chegou a 1.197 casos confirmados, com pacientes 345 recuperados, 816 em isolamento domiciliar e 34 internados – 19 em leitos clínicos e 15 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além de seis óbitos.
“Dourados não tem previsão de lockdown, mas alguns prazos de validade para alguns setores ainda estão sendo avaliados”, afirmou, garantindo que haverá “medidas mais firmes de monitoramento e acompanhamento dos casos detectados” para “evitar que as pessoas sejam vetores da contaminação”.
Sobre as novas barreiras sanitárias, detalhou que serão implantadas na Avenida Guaicurus, na Avenida Hayel Bon Faker e na Avenida Marcelino Pires. Terão a mesma finalidade da que já existe, na Avenida Presidente Vargas, onde são feitas em média de 2 mil avaliações de pessoas por dia.
“Praticamente todas as entradas e saídas da cidade com barreiras sanitárias”, pontuou Mantovani, acrescentando ser necessário aumentar o índice de isolamento social no município.
“Isso não é um problema generalizado no Brasil, os índices de isolamento social em Dourados ainda são muito baixos, hoje algo em torno de 44%, onde o mínimo exigido seria de 50% e a zona de conforto em 70%”, ponderou.
O porta-voz da prefeita afirmou ainda que desde sábado (13) o número de leitos de UTI disponibilizadas cresceu de 33 para 48. “Hoje temos 15 pessoas hospitalizadas em UTI, ocupando universo de 48 UTIs, além dos leitos de enfermaria que a cada dia são ampliados”, indicou.
Conforme o portal da transparência do município, a Vigilância Epidemiológica tem 13 servidores lotados. Na Vigilância em Saúde são 14.
Comentários