Após registrar a terceira vítima fatal causada pela dengue no ano, Dourados notificou mais 70 casos suspeitos e confirmou 22 da doença em apenas uma semana, entre o dia 19 de maio e esta terça-feira (26).
De acordo com o mais recente informativo resumido de arboviroses repassado ao Dourados News pelo gerente do Núcleo da Vigilância Epidemiológica, Devanildo de Souza Santos, as notificações agora somam 1.944 e as confirmações 1.030. Constam ainda 345 amostrar aguardando resultado de exame laboratorial.
Com 222.949 mil habitantes, conforme estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município tem incidência de 872 para cada grupo de 100 mil moradores. Ela é classificada como alta sempre que passa de 300 casos notificados por 300 mil residentes.
Também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o zika vírus teve 10 confirmações e a febre Chikungunya 46 em Dourados.
No mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde com dados da dengue, até 20 de maio a maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul teve três mortes causadas pela doença.
O primeiro óbito confirmado no município foi de um homem de 61 anos que começou a sentir os sintomas em 26 de janeiro e faleceu no dia 31 daquele mesmo mês. Ele não tinha problemas de saúde relatados. Depois foram confirmadas as mortes de um homem hipertenso de 46 em 19 de abril (ele começou a sentir os sintomas no dia 15 daquele mesmo mês) e de uma menina de apenas 10 anos sem nenhum outro problema de saúde relatado em 8 de maio (sintomas iniciais dia 3).
Comentários