Saúde

Cientistas afirmam que inverno pode aumentar os casos de coronavírus

O estudo destaca que os vírus semelhantes à gripe geralmente prosperam nos meses mais frios do ano

No próximo dia 20 de junho, o Brasil vai entrar no período mais frio do ano e os cientistas estão preocupados com isso porque os vírus semelhantes à gripe geralmente prosperam nos meses de inverno. O início da temporada vai coincidir com o momento em que o país vai atingir o pico dos casos de coronavírus, o que pode piorar ainda mais o quadro da saúde por aqui.

De acordo com o jornal The Sun, os epidemiologistas dizem ter encontrado uma ligação  entre a transmissão da Covid-19 e a temperatura diária. Um estudo realizado por especialistas da Universidade de Sydney e da Escola de Saúde Pública da Universidade Fudan, em Xangai, é o primeiro fazer uma relação entre clima e a Covid-19 no hemisfério sul.

"Esse novo vírus provavelmente é uma doença sazonal que se repete em períodos de baixa umidade. Precisamos pensar que, se é inverno, pode ser a hora da Covid-19. A pandemia na China, Europa e América do Norte ocorreu durante os meses de inverno e, quando se trata de clima, descobrimos que a umidade mais baixa é o principal fator aqui, em vez de temperaturas mais baixas", disse o professor Michale Ward, da Universidade de Sydney.  

A equipe analisou a fundo 749 casos de infecção do coronavírus na cidade de Sydney entre os dias 26 de fevereiro e 31 de março. Para determinar o impacto do clima, a equipe comparou os códigos postais dos pacientes à estação de observação meteorológica mais próxima. A partir daqui estudaram as chuvas, umidade e temperatura de janeiro a março.

O professor Ward explicou que quando a umidade está mais baixa, o ar fica mais seco e diminui os aerossóis, portanto, se uma pessoa espirra ou tosse, essas pequenas partículas de água ficam suspensas no ar por mais tempo.

"Isso aumenta a exposição para outras pessoas. Quando o ar está úmido e os aerossóis são maiores e mais pesados, eles caem e atingem as superfícies mais rapidamente", completa ele.

Vale lembrar que o Brasil, que tem diferentes níveis de umidade em cada região durante o inverno, como por exemplo, nas regiões norte e nordeste o período mais frio do ano tende a ser mais úmido enquanto que no centro-oeste, sudeste e sul são mais secos. 

Atualmente, a região sudeste é a que tem o maior número de casos da Covid-19, somando mais de 190 mil casos.  

 

Comentários