Com 378 confirmações de coronavírus em Dourados, o Comitê de Gerenciamento de Crise do Covid-19 informou a existência de dois pontos com surto da doença no município. De acordo com o médico Ricardo Carmo, membro do Comitê, um é na reserva indígena e o outro na JBS, indústria do ramo alimentício.
Conforme o médico, “está claro” o surto nestes pontos e nesses locais está sendo feita uma testagem de coronavírus em massa.
Ele disse ainda que são esperados mais casos positivos nos próximos dias nestes pontos, tendo em vista a ampla leva de exames.
“Estamos na contenção do avanço destes dois surtos. Claro que além do surto tem que trabalhar a transmissibilidade dentro da cidade”, apontou.
O médico não descartou que o município possa contar com outros pontos com maior contágio da doença, o que está sendo acompanhado junto a Vigilância Epidemiológica.
Para ele, caso se melhore a transmissibilidade do coronavírus nos próximos dias, o índice de contágio será reduzido.
O total de testes realizados no período foi de 119, ou seja, praticamente um terço do todo resultou positivo (39).
Os dados mostram anda que 122 pacientes estão recuperados, 242 em isolamento domiciliar, 13 internados -seis em leitos de enfermaria e sete em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Houve ainda dois óbitos.
O Dourados News entrou em contato com a assessoria de imprensa da JBS para informações das medidas que a empresa tem tomado diante do surto de casos internamente e o número de funcionários afastados de suas atividades.
A informação enviada à reportagem é que "a empresa esclarece que, de acordo com esse protocolo, tão logo teve a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em sua unidade, cumpriu com todas as medidas previstas, afastando os colaboradores conforme indicação médica e monitorando 100% da equipe da planta".
Não houve o retorno sobre o número de funcionários afastados das atividades, sendo que a assessoria limitou-se a destacar que o número pode ser liberado junto a Secretaria de Saúde.
A empresa afirmou que tem disponibilizado alcool em gel, aferido a temperatura dos colaboradores e afastou pessoas inclusas no grupo de risco.
Além disso tem coibido aglomerações nos refeitórios, pontos de descanso, exigido o uso obrigatório de máscaras e demais equipamentos de proteção individual, e realizado a apliação da frota de transporte e demarcação de assentos garantindo distanciamento seguro entre os passageiros;
Também foi realizada a desinfecção adicional e geral da unidade.
Já na reserva vem sendo realizado testagem maior nas pessoas que apresentam sintomas da doença e disponibilizado abrigo para manter os indígenas em quarentena.
Comentários