Para quem costuma estar por dentro das tendências de beleza, o skincare já é um velho conhecido, né? Afinal, a rotina de cuidados com a pele chegou no Brasil há alguns anos e segue com força total. Mas para aqueles que andam meio desligados desse universo, saber quais etapas seguir e como montar um cronograma facial correto pode ser um desafio.
Segundo o dermatologista José Roberto Fraga Filho, o primeiro passo é saber qual o seu tipo de pele: oleosa, mista ou seca. Depois, alguns outros fatores também deve ser considerados, como sua idade, seu tipo de pele e suas necessidades — clarear manchas? Tratar as acnes? Reduzir a sensibilidade?
"É muito importante o médico identificar se o paciente tem uma pele oleosa, manchada, fotoenvelhecida, se é gestante ou está amamentando, por exemplo, pois para cada tipo de queixa usaremos um tratamento específico", ressalta o especialista, que alerta ainda sobre diferentes cuidados nas épocas do ano, visto que calor e frio interferem nos produtos utilizados.
O que é um cronograma facial?
A ideia é criar uma espécie de calendário voltado exclusivamente para a pele, ou seja, organizar quais produtos serão usados, os horários, frequência, etc. Com isso, o rosto passará a receber os cuidados ideais, uma vez que o cronograma também considera suas necessidades e particularidades. Resumindo: é uma rotina de skincare!
E como montar uma rotina de skincare do zero?
Para isso, o dermatologista separou dicas coringas que te ajudarão a manter a pele saudável (e linda!) durante todo o ano. Olha só:
Lave o rosto 2x ao dia usando um gel de limpeza ou sabonete indicado para seu tipo de pele;
Após a lavagem, você pode aplicar água micelar para limpar sujeiras mais profundas que não foram retiradas da primeira vez;
Agora, com a pele totalmente limpa, aplique o tônico facial, que ajudará a desobstruir os poros e garantir uma melhor absorção dos próximos produtos;
É hora de hidratar! Se quiser apostar em um dermocosmético multifuncional para poupar tempo, a dica é realizar a hidratação já com a vitamina C — que também tem ação antioxidante e auxilia nas manchas!
Por fim — e muito importante! —, aplique o protetor solar, atentando-se sempre a um bom FPS (fator de proteção solar) e versões compatíveis com o seu tipo de pele. Você também pode optar pela proteção com ou sem cor, sabia?
Para potencializar a rotina, realize máscaras faciais após os passos de limpeza 1x na semana, e aposte também na esfoliação, que deve ser feita após a lavagem semanalmente.
Ufa! Rotina montada! E pode até parecer muita coisa, né? Mas saiba que cada passo leva, no máximo, alguns minutos e o resultado de uma pele bem cuidado é satisfatório não só para a beleza, mas também para a saúde!
Além disso, lembre-se que outras etapas e produtos podem ser necessários de acordo com suas queixas, por isso, é essencial consultar um especialista. Na consulta, ele avaliará sua pele e criará uma rotina personalizada de skincare com ativos que só devem ser usados com recomendação e acompanhamento médico. Bora cuidar da pele?!
Fonte: José Roberto Fraga Filho, dermatologista, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e diretor clínico da Clínica Dermagynus.
Comentários