O Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica, nesta quarta-feira (18), em que orienta profissionais da saúde em relação ao uso do ibuprofeno e outros medicamentos anti-inflamatórios em pacientes com covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV2) ou em casos suspeitos.
Existem indicativos de que esses remédios poderiam agravar alguns casos de infecção pelo vírus.
O posicionamento ocorre dois dias após o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, ter afirmado que não havia contraindicação em relação ao ibuprofeno.
"Diante das incertezas e da lacuna de evidências comprovada sobre o tópico, recomenda-se o não uso de Ibuprofeno e outros AINES [anti-inflamatórios não esteroidais, sendo preferível as medicações analgésicas, tais como paracetamol e dipirona". diz um trecho da nota.
O ministério também diz que "a automedicação nesses casos deve ser expressamente evitada."
Medicamentos para hipertensão
Em relação à suspeita de que medicamentos usados para o tratamento de hipertensão — Inibidores de enzima conversora de angiotensina (IECA) e os bloqueadores de receptores de angiotensina (BRA) —, o ministério sugere aos médicos que avaliem cada caso.
"De acordo com as evidencias científicas disponíveis no momento da publicação dessa nota e em consonância com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, recomenda-se que os pacientes não interrompam seus tratamentos de medicamentos IECA ou BRA, principalmente sem recomendação médica. A avaliação médica do paciente deve ser individualizada em relação ao risco
cardiovascular da suspensão dos fármacos versus ao risco potencial de complicações pela infecção por SARS-CoV2."
Comentários