Dourados deverá receber 2.634 das 22 mil doses da vacina da AstraZeneca/Oxford enviadas pelo governo federal para imunizar profissionais de saúde de Mato Grosso do Sul contra a Covid-19.
Produzido pelo laboratório indiano Serum, esse imunizante foi descarregado em Campo Grande no domingo (24), dois dias após chegar ao Brasil vindo em um voo da Índia.
A redistribuição das doses em âmbito estadual foi definida pela Resolução nº 04/CIB/SES, expedida pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende Pereira, e publicada na edição desta segunda-feira (25) do Diário Oficial.
Conforme a publicação, estão a caminho de Dourados 263 frascos com 10 doses cada. Será o suficiente para vacinar 2.634 “trabalhadores de saúde públicos e privados, tanto urgência quanto atenção básica, envolvidos diretamente na atenção da referência para casos suspeitos e confirmados de COVID-19”.
A maior e mais populosa cidade do interior do Estado já havia recebido um lote de 29 mil vacinas contra a Covid-19 na segunda-feira (18). Nesse caso, porém, trata-se da Coronavac, desenvolvida pela empresa farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.
A primeira remessa foi destinada para índios que moram e terras indígenas, profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia, e idosos acolhidos em abrigos. Ao todo, 14,5 mil pessoas, já que a aplicação deve ser feita duas vezes, com intervalo de 28 dias entre elas, e do mesmo lote.
Comentários