A onicomicose, ou micose de unha, é uma infecção causada por fungos que atinge as unhas e o incômodo causado por ela é tanto estético quanto clínico. É considerada difícil de se tratar, porém não impossível, com o tratamento certo é possível obter a cura por completo e a adoção de hábitos saudáveis ajudam a prevenir futuras infecções. A podóloga Roneide de Souza Santos explica mais sobre o problema e a melhor maneira de tratá-lo e preveni-lo. Confira!
Causas
Por ser causada por fungos o contato frequente com ambientes propícios a sua multiplicação, como locais úmidos e quentes, são fatores que aumentam a chance de adquirir a infecção. Porém apenas o contato com esses lugares não é o bastante para se adquirir a micose, é necessário que exista alguma forma de lesão entre a unha e a pele para que o fungo possa se alojar. Existe também grupos considerados mais sujeitos a ter a infecção como os diabéticos, atletas, pessoas com imunidade baixa ou idade avançada.
Sintomas
Apesar de variarem bastante, podemos dizer que os sintomas da onicomicose são:
• Variação na cor da unha, podendo ter uma coloração esbranquiçada, amarelada, esverdeada, opaca, etc.
• A unha pode ficar levemente descolada (onicolise).
• Variação na espessura ou na textura da unha.
Tratamento
Existem vários tipos de fungos que podem causar a micose, então para prosseguir com o tratamento é necessário que seja feito um exame. ‘’O Podólogo irá indicar o melhor tratamento em função de cada caso.’’ ressaltou Neide.
Após identificar o fungo causador, o Podólogo irá realizar os procedimentos necessários para tratar da infecção, como o uso de medicamento tópicos, equipamentos a base de laser terapêutico, Ozonioterapia , ácidos e até mesmo com auxílio de parceria com médicos para uso de medicamento oral.
Prevenção
• Cuidar bem das unhas, afim de prevenir feridas que facilitem o alojamento do fungo.
• Não deixe as unhas muito compridas nem muito curtas.
• Seque bem os espaços entre os dedos dos pés evitando a umidade que facilita o desenvolvimento dos fungos.
• Evite sapatos apertados e tenha preferência pelos que ajudam a pele respirar, pois a transpiração favorece o desenvolvimento da micose. Você também pode utilizar spray anti-fungos nos sapatos.
• É recomendável também usar meias sintéticas pois seu tecido resseca os pés e ajudam a evitar o suor e a umidade.
• Troque de meias frequentemente.
• Dica: Faça uma mistura de vinagre com água quente e deixe seus pés de ‘’molho’’ por pelo menos quinze minutos. As propriedades do vinagre auxiliam no combate ao fungo.
Comentários