Desde o início da pandemia, 21 gestantes morreram; 19 estavam sem vacina
Dados do Ministério da Saúde, levantados pelo Campo Grande News, revelam que, pelo menos, 21 mulheres grávidas morreram por covid-19, em Mato Grosso do Sul, desde o início da pandemia.
Duas foram em 2020, 17 em 2021 e, até agora, este ano já contempla duas vítimas pela doença.
Elas eram de Campo Grande (5), Dourados (4), Corumbá (2), Três Lagoas (2), Naviraí, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Coxim, Água Clara, Aparecida do Taboado, Aquidauana. Segundo os dados, a mais jovem tinha 19 anos, e a mais velha possuía 48 anos.
Ao todo, 19 estavam sem as duas doses do imunizante. Vale ressaltar que o sistema da pasta federal não indica se o paciente recebeu a terceira dose, recomendada para manter a imunização por mais tempo e com maior chance de proteção de casos graves.
A vacinação contra o coronavírus, em gestantes, teve início em 18 de junho de 2021, no Estado. Posteriormente, o Ministério da Saúde definiu que apenas doses de Coronavac e Pfizer poderiam ser utilizadas, conforme estudos clínicos.
Passados dois mês após este começo, com período hábil para aplicação da segunda dose, foram registrados seis óbitos de gestantes pela covid-19.
Comentários