Vacina

Pais devem procurar unidades de saúde para agendar vacinação de crianças contra Covid-19

Secretário municipal de Saúde explicou que esse sistema de agendamento é necessário porque cada ampola tem 10 doses, e uma vez aberto o frasco, é necessário aplicar todas para evitar perda - Crédito: Hedio Fazan/ Dourados News/ Arquivo Secretário municipal de Saúde explicou que esse sistema de agendamento é necessário porque cada ampola tem 10 doses, e uma vez aberto o frasco, é necessário aplicar todas para evitar perda - Crédito: Hedio Fazan/ Dourados News/ Arquivo

A vacinação de crianças contra a Covid-19 em Dourados será feita mediante agendamento prévio. Para isso, pais e responsáveis pelos menores com idade entre 5 e 11 anos devem procurar pessoalmente ou por telefone as unidades de saúde mais próximas com o pedido de vacinação. 

Essa informação foi repassada ao Dourados News pelo secretário municipal de Saúde, Waldno Pereira de Lucena Junior, na manhã desta terça-feira (18), quando foram aplicadas as primeiras doses nesse público-alvo, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Santo André. 

“A população pode buscar qualquer unidade de saúde mais perto de casa pessoalmente ou por telefone para fazer o agendamento. A equipe vai agendar nas unidades vacinadoras, que são 10 das 32 que temos no município por causa do treinamento da equipe e disponibilidade de doses”, detalhou.

Segundo a Prefeitura de Dourados, a vacinação infantil contra a Covid-19 vai ocorrer nos postos do Altos do Indaiá, Parque do Lago II, Santo André, Parque das Nações I, Jóquei Clube, Itahum, Vila Vargas, Indápolis, Vila Formosa e Ildefonso Pedroso. 

O secretário municipal de Saúde explicou ainda que não será feita divisão por idade. “Qualquer criança nessa faixa etária [de 5 a 11 anos] pode buscar o agendamento”, assegurou. 

Waldo explicou que esse sistema de agendamento é necessário porque cada ampola tem 10 doses, e uma vez aberto o frasco, é necessário aplicar todas para evitar perda. 

“Temos que ter a garantia de cada 10 agendamentos a gente libera uma ampola. Isso também garante que a criança não fique em fila de espera em uma unidade de saúde. Garantia de que não terá tempo de espera muito grande e o serviço vai dispor da dose”, pontuou.

Conforme a Resolução nº 07/CIB/SES, expedida pela Secretaria de Estado de Saúde no Diário Oficial de sexta-feira (14), a Comissão Intergestores Bipartite aprovou o envio de um lote com 1.880 doses da vacina pediátrica Comirnaty (Pfizer/Wyeth) para imunizar crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19 em Dourados. 

A publicação detalhou ainda que esse quantitativo veio em 188 frascos, com 750 doses para crianças indígenas e 1.130 para crianças não indígenas. O município tem população estimada de 23.466 crianças na faixa etária inclusa no público-alvo da campanha nacional de imunização. 

No entanto, as projeções iniciais apontam que devem ser vacinadas 3.630 crianças das aldeias indígenas e 14.670 crianças não indígenas.

Comentários