do G1
Começa com um incômodo para engolir, depois vem uma espécie de queimação. Em alguns casos, a dor toma conta do corpo e a febre tira o ânimo e a disposição para as tarefas do dia a dia. Dor de garganta é capaz de derrubar qualquer pessoa. Para especialistas, maioria das vezes as causas da dor estão nas amígdalas e na faringe. Este foi o tema escolhido pelos internautas do Bom Dia MS para a enquete da semana, exibida nesta quarta-feira (27).
A amigdalite é a causa mais comum da dor de garganta. As amígdalas ficam na parte superior da garganta e servem para defender o organismo. Elas são cheias de pequenos buracos, chamados criptas, que servem para reter bactérias, vírus e fungos. Só que o guardião do corpo também pode ser vítima dos agentes externos. Quando a pessoa fica fraca, com imunidade baixa, vírus e bactérias podem causar inflamações da amígdala.
Outra inflamação comum na garganta, que pode ser confundida com a amigdalite, é a faringite. A faringe fica próxima do nariz e desce por trás da boca até o esôfago, que é por onde os alimentos passam. A faringite também pode ser causada por vírus e bactérias.
Quando a dor de garganta aparece, muita gente tem receitas caseiras para aliviar os sintomas, como chá de gengibre ou de romã, um gargarejo com água morna e sal. Os médicos dizem que isso não faz mal, porém não são suficientes para a cura. É preciso sim buscar uma prescrição médica, seja para o uso de antibiótico ou anti-inflamatório.
Mudanças climáticas pouco interferem para o surgimento do problema. No calor ou no inverno, quem está predisposto a ter a dor de garganta vai tê-la. Quando a dor aparecer, deve-se evitar bebida ou comida em temperaturas extremas, muito quentes ou muito frias. É importante fazer uma dieta apropriada, optando por alimentos que não agridam a garganta, como sopas. O paciente deve ainda beber muita água para hidratar o corpo.
Comentários