BOLETIM

Saúde descarta casos suspeitos de coronavírus em Dourados

Casos suspeitos de coronavírus que necessitam maior cuidado devem ser levados ao HU - Crédito: Divulgação Casos suspeitos de coronavírus que necessitam maior cuidado devem ser levados ao HU - Crédito: Divulgação

Os três casos suspeitos de coronavírus notificados em Dourados foram excluídos dos investigados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). A informação consta no boletim epidemiológico divulgado hoje (4/3) pela pasta, diminuindo para 11 no Estado, aqueles que ainda aguardam os resultados dos exames. 

Conforme mostrado nesta manhã pelo Dourados News, dois dos pacientes locais tiveram sintomas da gripe no 13º dia após passar pela Itália e Inglaterra e o outro, por manter contato com ambos. Todos ficaram isolados nas casas onde residem. 

No Mato Grosso do Sul são 22 notificações, uma a mais do que o relatório divulgado na terça-feira, porém, a nova suspeita acabou excluída por não atender a definição de suspeito. O caso ocorreu em Sete Quedas. 

Dos 11 investigados, 10 deles são de moradores em Campo Grande, que passaram por países como Itália, Coreia do Sul, Alemanha e França. 

O outro é do rapaz de Ponta Porã. Ele viajou pela Tailândia e China. O primeiro exame dele foi descartado e aguarda agora a contraprova. 

Brasil 

Nesta quarta o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou a terceira pessoa com a doença no país. A exemplo das outras duas informações positivas, o paciente é de São Paulo (SP). 

Até o momento não há óbitos no Brasil e os casos vêm sendo monitorado de perto pela pasta. 

Sintomas

De acordo com a nota técnica divulgada pela SES com base no Ministério da Saúde, são três situações tratadas como possíveis sintomas da doença. 

Na primeira, a existência de febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros), além de histórico de viagem para área com transmissão local nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Já na outra, febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros), com contato próximo de caso suspeito para o coronavírus também duas semanas antes do aparecimento dos sintomas. 

Por fim, além de todas as especificações acima, é analisado se houve contato próximo a quem teve diagnóstico confirmado em laboratório.

Dourados

Na segunda-feira (2/3), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou orientações à população em situações como as descritas acima. 

Todos os atendimentos iniciais devem ser realizados nas unidades básicas de saúde e, após avaliação médica, serão indicadas ao isolamento para a realização de exames. 

Nos episódios considerados simples, o paciente deverá ficar isolado em casa, já naqueles aparentando maior gravidade, encaminhados aos hospitais da Vida ou Universitário. 

 

Comentários