A secretaria de estado de saúde divulgou um alerta aos pais sobre a ocorrência de surto da ‘síndrome mão-pé-boca’ em crianças menores de cinco anos em Mato Grosso do Sul.
Contagiosa, a doença é causada pelo vírus coxsackie e enterovírus e podem provocar aftas na boca e lesões nas mãos e nos pés. a doença pode se manifestar em até sete dias e transmitir até quatro semanas após a recuperação. a transmissão acontece por meio do contato direto com a saliva, muco (secreções), fezes ou alimentos contaminados.
A ‘síndrome mão-pé-boca’ pode causar febre alta nos dias que antecedem as lesões na boca, amidalas e faringe, além de bolhas nas plantas dos pés e mãos, nádegas e região genital. Ainda pode ocasionar dor de cabeça, dor de garganta, mal-estar, irritabilidade, vômito, diarreia e até a perda de apetite, bem como, apresentar dificuldade de engolir e muita salivação.
Por isso, é preciso que os pais fiquem atentos quanto ao comportamento dos filhos. É preciso evitar que as crianças andem em locais desconhecidos e sem higienização adequada e toquem em corrimãos. Se surgir os sintomas, leve imediatamente para atendimento médico.
Comentários