O Programa de Saúde Preventiva Viver Bem da Unimed Dourados está com as inscrições abertas para o Programa Gestar Bem, desenvolvido com objetivo de garantir a qualidade da saúde materno-infantil por meio de um conjunto de ações de saúde voltadas para cuidado e proteção. Em virtude da pandemia de Covid-19, o programa está acontecendo de forma online, onde uma equipe multidisciplinar composta por obstetra, enfermeira, pediatra, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta levam informações às participantes através de palestras e minicursos.
Ao se inscrever no “Programa Gestar Bem”, a participante recebe as orientações sobre como participar das atividades online. “Não podemos reunir as pessoas no nosso espaço por causa da pandemia de Covid-19, entretanto não podemos deixar de oferecer oportunidade para que as gestantes, beneficiárias da Unimed, receba informações nessa fase tão importante”, ressalta a enfermeira Carolina Claus, COREN MS 378.819, coordenadora dos Programas de Medicina Preventiva da Unimed Dourados.
O “Programa Gestar Bem” busca assegurar o bem-estar da gestante e do bebê. Isso se dá mediante acolhimento, monitoramento, dicas, orientações e treinamento de forma humanizada para uma gestação, um parto e um pós-parto seguros, de qualidade e de excelência. São abordados temas como os tipos de partos e seus benefícios; nutrição e exercícios durante a gestação; aleitamento materno; cuidados com recém-nascido; primeiros socorros; vacinas, entre outros assuntos importantes a este período.
O curso online é composto por três encontros de no máximo 1h30 cada e não tem custos para as participantes. Através do curso, o “Programa Gestar Bem” oferece à gestante a oportunidade de expressar sentimentos, compartilhar experiências, adquirir conhecimentos, incentivo e qualidade de vida saudável. “Com isso, ela vai se preparando para diversas fases da gravidez, desde o parto ao pós-parto”, explica Carolina Claus.
A coordenadora fala sobre os benefícios do curso. “Em meio a pandemia, nosso curso gestar bem em modo online veio trazer oportunidades para essas mamães dividir suas dúvidas, emoções, ansiedades e contar com um apoio em todo esse processo de transformações, desde a amamentação ao pós-parto”, ressalta. “Foi uma dinâmica muito legal pois continuamos interagindo, vendo os bebês se desenvolverem e a felicidade de cada mamãe com seu maternar”, finaliza Carolina Claus.
Dizer que não tenho medo, insegurança e dúvida, estou omitindo, mas com certeza tenho, além da família, um segundo apoio para me ajudar nessa jornada. Eu, particularmente, passei por situações bem antagônicas: a vida, com o nascimento do meu filho e a morte, com a partida do meu sogro querido. Com a oportunidade de um serviço melhor para meu esposo, e não consegui pegar aula, que é meu ofício. Daí reforço a alegria de estar nesse grupo para conseguir no meu melhor, ser mãe. Gratidão a toda equipe e as mamães, que com amor trocamos ajuda”.
Simone Kunrath, participante do Programa Gestar Bem: “Participar do grupo Gestar Bem da Unimed está sendo muito importante nesta nova fase que estou vivendo, inicialmente como gestante e agora como mãe. Através dele recebemos orientações de uma equipe de profissionais que está preocupada com o nosso bem estar e do bebê. Esclarecem nossas dúvidas sobre os mais variados assuntos que envolvem a gestação, parto, amamentação, cuidados com o bebê, nutrição, aspectos psicológicos, dentre outros, através do whats, vídeos e materiais informativos. Além de possibilitar o contato e a troca de experiências entre as mães participantes do grupo. Todo este acompanhamento vem cercado de muito carinho e profissionalismo, o que nos dá maior segurança em muitos momentos do dia a dia”.
Comentários