O Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) de Dourados notificou via Diário Oficial o Banco Clássico S/A sobre reclamação de uma idosa que alega ter feito o pagamento de R$ 1,2 mil para obter empréstimo de R$ 100 mil anunciado nas redes sociais Facebook.
De acordo com o Edital de Notificação Procon nº 003/2021, a instituição financeira tem 10 dias para apresentar defesa escrita com proposta de acordo, ou prestar informações a respeito da questão de interesse do consumidor, “acompanhada de elementos e provas que deem suporte as suas alegações de negativa de atendimento a reclamação do consumidor, bem como, documentos constitutivos da empresa e dos seus representantes”.
Esse processo administrativo foi aberto depois que uma douradense recorreu ao Procon alegando ser idosa, aposentada, e que ao navegar nas redes sociais (Facebook) viu uma proposta de empréstimo no valor de R$ 100.000,00.
Como havia exigência de vários pagamentos para liberação do crédito, a consumidora depositou o equivalente a R$ 1,2 mil via Pix. No entanto, como a fornecedora fez novas solicitações, a reclamante percebeu algo estranho e negou todas.
“Por conseguinte, a reclamada em suma insistência ainda solicitou desta consumidora os dados do seu cartão de crédito pessoal, os mesmos foram devidamente informados, todavia, mesmo que a reclamante tenha seguido todos os passos, no presente caso duvidosos, a promessa do empréstimo não foi conclusa perante a agência bancária supracitada”, detalha o edital assinado pelo diretor-administrativo do Procon, Antonio Marcos Marques, procurador do Município.
Ao órgão de proteção e defesa do consumidor, a douradense pleiteou os devidos esclarecimentos dos fatos, com a rescisão contratual ao fim a devolução da quantia efetivada indevidamente com devida correção monetária.
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