A Cambridge Analytica teria tido acesso a dados privados ao lançar um aplicativo de teste psicológico na rede social. Aqueles usuários do Facebook que participaram do teste acabaram por entregar à Cambridge Analytica não apenas suas informações, mas os dados referentes aos amigos do perfil. A consultoria trabalhou para a campanha do presidente americano, Donald Trump, em 2016, e é acusada de usar esses dados para influenciar o resultado do pleito.
O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, se prepara para depor no Congresso americano sobre o caso nesta semana.
Agora, todos os usuários receberão uma de duas mensagens do Facebook hoje. Uma das mensagens mostrará quais aplicativos são usados pelo usuário, facilitando seu acesso à parte do Facebook que permite a remoção dos aplicativos que não desejem mais utilizar.
Outra mensagem aparecerá para os usuários que podem ter tido seus dados usados indevidamente pela Cambridge Analytica.
O teste psicológico traçava diferentes perfis dos usuários, associando curtidas e outros padrões de compartamento a esses perfis. A ideia, depois, era mirar anúncios específicos para grupos de usuários.
Além de suspender a Cambridge Analytica após as reportagens que denunciaram o escândalo no mês passado, o Facebook também suspendeu uma empresa de análise de dados chamada Cubeyou.
A rede social vai investigar se a Cubeyou, como a Cambridge Analytica, coletou dados com um propósito supostamente acadêmico e depois os usou comercialmente, também em parceira com a Universidade de Cambridge, no Reino Unido.
A BBC tentou falar com a Cubeyou, sem sucesso.
O Facebook deu início à investigação depois de uma reportagem da CNBC, canal de notícias americano, sobre um quiz de personalidade chamado "You Are What You Like" (Você é o que você curte).
À Bloomberg, por e-mail, Ime Archibong, vice-presidente de parceirias do Facebook, disse que os aplicativos da Cubeyou serão banidos da plataforma se a empresa recusar auditoria.
A página "You Are What You Like" (Você é o que você curte) foi criada pela Cubeyou em parceria com o Departamento de Psicometria da Universidade de Cambridge.
A universidade disse que as pessoas que fizeram o teste consentiram que seus dados fossem usados "tanto com propósitos acadêmicos quanto com propósitos de negócios", segundo os termos de serviço do site, e que todos os dados eram anônimos.
No entanto, os termos e condições do Apply Magic Sauce, ainda no ar, dizem que os dados podem ser usados para "pesquisa acadêmica sem fins lucrativos".
A universidade declarou que o "Cubeyou só desenhou a interface de um site que usou nossos modelos para dar aos usuários insight sobre seus dados". "Não temos contato com a Cubeyou desde junho de 2015."
A universidade também esteve ligada no escândalo da Cambridge Analytica - um de seus acadêmicos desenvolveu o quiz que armazenou os dados adquiridos pela consultoria.
A Universidade de Cambridge negou trabalhar com a Cambridge Analytica ou com a SCL, sua "empresa mãe", e diz que nunca lhes deu dados, algoritmos ou expertise.
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