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Coca-cola vai ter versão transparente – mas só no Japão

Você vai precisar viajar muito se quiser experimentar a Clear, que parece água com gás (mas promete o mesmo sabor da Coca comum)

 (Divulgação/Creative Commons)  (Divulgação/Creative Commons)

Parece água, mas não é. O novo lançamento da Coca-Cola é uma versão do refrigerante transparente e com zero caloria. A Clear foi lançada esta semana no Japão para atender uma demanda curiosa do país onde, misteriosamente, as bebidas transparentes viraram moda (chás, sucos e sopas são apenas alguns exemplos de produtos que entraram na onda).

A responsável pela coloração escura do refrigerante é, segundo a própria empresa, a adição de caramelo. Para substituir o ingrediente na receita foram feitos mais de 50 testes que chegaram à conclusão de que um toque de limão seria a melhor opção. Mesmo com as alterações, o review do Japan Today diz que a bebida surpreendentemente ainda tem quase o mesmo sabor de uma Coca comum.

Não foi a primeira vez que a Coca-Cola tenta mudar a sua aparência. Nos anos 90 foi lançada a Tab Clear, uma versão transparente que não fez muito sucesso por, justamente, não ter o gosto parecido o suficiente com o que os consumidores já conhecem. A Pepsi também tentou o feito na mesma época, lançando a Crystal, que além de ser transparente não tinha cafeína na sua composição.

Inclusive, os dois lançamentos das concorrentes possuem uma ligação. O responsável pela departamento de marketing da Coca-Cola na época, Sergio Zyman, já declarou em entrevistas que o lançamento da Tab Clear foi, na verdade, uma maneira de confundir os consumidores e atrapalhar a chegada da Pepsi Crystal no mercado. Como a Tab Clear era sem açúcar, levou muitas pessoas a acreditarem que a Crystal também era, o que estava longe de ser verdade. Como a aceitação de bebidas diet naquela época era muito baixa, isso tirou a Crystal do mercado em pouquíssimo tempo. Uma verdeira puxada de tapete.

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