DICA DA SEMANA

Será que estamos escolhendo a roupa que 'case' com o nosso corpo?

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Você já passou pela experiência de olhar uma determina roupa na vitrine, mas quando foi provar, viu que não ficava bem no seu corpo? Provavelmente você e todo mundo. Cada pessoa possui tamanhos e corpor bem diferentes, e na hora de escolher uma blusa, uma calça, até um calçado, é preciso que este 'case' com você, não só em termos de personalidade, mas caimento. 

Separamos algumas dicas de como não errar na escolha das peças que vão compor o seu look; confira:

1 - Determine qual o formato do seu corpo. Preste atenção às suas curvas, veja como elas conectam seu busto, cintura e quadril. Tire a medida do busto, da cintura e do quadril. Dependendo do tamanho de cada um deles (em centímetros) é que se descobrirá o formato do corpo e roupas que sirvam perfeitamente.

Na maioria dos países ocidentais, as medidas típicas são 90-60-90 cm, mas não é necessário se enquadrar neste padrão. Uma simples olhada no espelho e já dá para saber qual é o formato em questão.

2 - Corpo tipo “triângulo invertido”. Ter um corpo tipo “triângulo invertido” quer dizer que seus ombros são maiores do que os quadris. Olhe no espelho e note se é o seu caso. Os membros costumam ser finos, especialmente os braços; ainda assim, os ombros largos são sua característica mais marcante.
Seu peso é mais distribuído entre o tronco e o peito, por isso às vezes parece que o busto e a barriga são maiores.

Se o seu busto é pequeno, é mais fácil engordar no estômago. A cintura provavelmente não é bem definida, por isso, os ombros chamam mais a atenção. Mesmo que o destaque esteja nos ombros, suas pernas podem ser magras e até definidas.

3 - Corpo tipo “pera” ou “triângulo”. Este é o oposto do triângulo invertido e a parte mais chamativa é o quadril, maior que o busto. Você saberá que seu corpo é triangular se os seus quadris, coxas e às vezes as nádegas forem maiores. Os ombros são mais estreitos, inclinados e não tão abertos.

É considerado um dos tipos de corpo mais curvilíneos e as pernas geralmente são maiores, mais musculosas e mais carnudas se comparadas ao resto do corpo.

4 - Corpo tipo “retângulo”. A cintura, os ombros e quadris têm aproximadamente a mesma medida. Sua silhueta não tem tantas curvas quanto os tipos pera e triângulo invertido. Você é mais reta e seus ombros, também. Ao contrário dos dois últimos tipos, o corpo retangular deve ser medido para ser detectado com mais clareza.

Você perceberá que sua cintura é entre três e 20 centímetros menor que o busto. Quando em pé e ereta, você não vê curvas na região da cintura. Sua caixa torácica define sua forma, já que a cintura não tem definição.

Apesar de tipicamente reto, pode haver uma parte de baixo torneada (como o tipo pera) ou um peito mais largo e com um pouco mais de volume no tronco.

5 - Corpo tipo “ampulheta”. Este é o tipo menos comum de encontrar. As medidas do busto e dos quadris são proporcionais e a cintura, é menor. Ao contrário dos outros tipos, você perceberá claramente que este é seu caso pela cintura bem definida.

Suas curvas são harmoniosas nos lugares certos e até a gordura acumulada nelas é melhor distribuída.
Quando olhar no espelho, note que o busto e os quadris são simétricos e têm a mesma largura. Caso você tenha braços levemente carnudos, ombros aparentemente mais largos e parte de baixo mais cheia, ainda assim pode ter o corpo tipo ampulheta – é o formato da silhueta que importa.

6 - É possível mudar o formato do corpo se quiser. Com muita dedicação, dá para alterar o tipo físico através de dieta e exercícios. Se você quer que certos tipos de roupa tenham um caimento melhor no seu corpo, pode ser boa ideia fazer mudanças no estilo de vida.

Dicas

Se você é uma mulher pequenina (baixinha e magra), evite vestidos longos e casacos tipo sobretudo: eles apagarão sua figura. Prefira jaquetas curtas, shorts e vestidos curtinhos para mostrar sua silhueta delicada em proporções perfeitas. Usar só uma cor ou listras verticais fará você parecer mais alta. Tente usar saltos altos também: eles alongam as pernas.

Aprenda a medir seus seios. Usar sutiãs com o caimento perfeito faz toda a diferença na aparência e na qualidade de vida.

Escolha cores e estampas com cuidado. Caso haja curvas, saliências ou protuberâncias que você queira disfarçar, use roupas escuras (preto, azul-marinho, roxo escuro, marrom, etc).

Vestidos ou blusas envelope (que envolvem a cintura e ficam sobrepostas no peito) só são uma boa ideia se você tem o busto grande; senão, ele pode parecer desproporcionalmente pequeno (se a sua forma for de pera) ou seu peito e ombros podem parecer retos (se você tem a forma de retângulo).

Não importa o seu tipo de corpo, fazer as pernas parecerem mais longas é sempre lindo.

Blusas curtas farão o seu peito parecer um pouco maior em relação à cintura se você tiver a barriga reta e não tiver vergonha de mostrá-la.

Pense em todas as opções. Não recuse nada só porque não está acostumada. Saia da sua zona de conforto de vez em quando.

Use cores brilhantes ou estampas na partes que quer destacar para disfarçar as partes problemáticas.

Comentários